sábado, 10 de agosto de 2013

Augustine

A TV americana é pródiga em séries baseadas na vivência em hospitais, casos de Plantão Médico,Grey’s Anatomy e House, o que fez com que, de certa forma, o público em geral conhecesse um pouco melhor o cotidiano dos profissionais que lá trabalham. Pode-se dizer que Augustine, drama francês dirigido por Alice Winocour, tenha um pouco de cada uma destas séries, especialmente de House. O personagem eternizado por Hugh Laurie é bastante parecido com o Jean-Martin Charcot interpretado por Vincent Lindon, nem tanto pelo sarcasmo mas muito pela dedicação obsessiva à resolução de uma doença. Só que há uma diferença importante: se House tinha à sua disposição toda a maquinaria que em muito ajuda a detecção de doenças nos dias atuais, Charcot depende do velho método de observação tão utilizado pelos médicos e estudiosos durante o século XIX.

Foto - FILM - Augustine : 189411Apesar de Charcot ser um vértice importante da história, a trama na verdade gira em torno da Augustine do título. Aos 19 anos, trabalhando para a elite francesa, ela tem uma crise impressionante na qual começa a se debater sem ter controle algum sobre o próprio corpo. Levada ao hospital, ela acaba internada e encaminhada para ser tratada por Charcot. Começa então a rotina de testes e experiências, na qual o médico tenta descobrir o que a paciente tem para não apenas curá-la, mas também provar suas próprias teorias médicas sobre a doença que a acomete.

Apesar de todo o processo da investigação médica ser bastante interessante, especialmente em contraponto às técnicas utilizadas atualmente, cabe à relação nascente entre Charcot e Augustine o grande mérito do filme. Ele, sempre sisudo e muitas vezes antipático, acaba sendo a única esperança para Augustine em um mundo de angústia e sofrimento, enquanto que ela pode ser a porta de entrada dele para o tão almejado reconhecimento no meio científico. Outra abordagem interessante trazida pelo filme é o modo como as mulheres do hospital são tratadas pelos médicos, como “espécimes”. Retrato do meio científico da época que mostra ainda a inexistência do lado humano, sem falar na própria condição social da mulher naquele período.

Como um todo, Augustine é um bom filme que tem como maior destaque a bela caracterização de época trazida pela diretora Alice Winocour e as convincentes atuações dos protagonistas Soko e Vincent Lindon, cada um expressando bem as nuances de seu personagem a cada momento da história. Pela relação entre médico e paciente, e as armadilhas que ela pode trazer, o filme lembra um pouco Um Método Perigoso, dirigido por David Cronenberg e lançado em 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário